sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Décima Semana


O Audiovisual em Sala de Aula


Atividade 1:

Postagem no Forum: Clique aqui

Atividade 2:

Acesse aqui o Plano.

sábado, 6 de setembro de 2008

Nona Semana

Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/. Na opção Educação Inovadora, escolha um texto para você ler.Depois da leitura produza um texto hipertextual sobre o que você leu. Salve o texto e publique em seu Blog.
Li vários textos e o escolhido foi :Depôs de ler vários textos o escolhido foi
“Educar o Educador” de José Manuel Moran.

Aprender a Ensinar


Precisamos ser educador dentro de um contexto comunicacional. Dentro deste contexto vivenciamos um processo participativo de ensinar/aprender através da comunicação mais aberta, num processo dinâmico que possibilita todas as dimensões pessoais, utilizando as habilidades disponíveis do educador e do educando.
O “
mosaico” sensorial-intelectual-emocional do aluno é organizado a partir dos eixos comuns como a liberdade, a cooperação, a integração pessoal, onde cada um de nós colabora com um pequeno espaço. Com autonomia e liberdade se educa para a autonomia e liberdade, onde o educando constitui-se cidadão, sujeito de suas ações.
Ensinar é comunicar-se como credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente é que, pela interação autêntica, contribua para o nosso avanço na compreensão do que existe. Se inspiramos credibilidade, numa atitude de interação, o ensino acontece de forma mais fácil e abrangente e estaremos contribuindo na transformação de pessoas livres e autônomas.

Atividade 2:

Ler alguns blogs, fóruns e chats educacionais (ou não), depois, descrever no fórum/e ou e-mail: em que sentido esses ambientes, realmente, podem oferecer melhoria para a educação?Concluída

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Oitava Semana

Atividades de 18 a 24/ 08/ 08

Atividade 1

Crie um álbum fotográfico da STE no picasa e compartilhe-o com o e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com

Álbum pronto e compartilhado com o NTE e alguns amigos.

Atividade 2

Elabore um texto no Word avaliando as sete primeiras semanas do curso. Este documento deverá ser adicionado ao Google Docs e compartilhada com o e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com

Avaliação

A proposta do curso “Educação Digital & Prática Docente na STE” durante estas sete primeiras semanas correspondeu às minhas expectativas, pois tive a oportunidade de conhecer de forma ampla, várias ferramentas até então desconhecidas por mim.
As atividades foram proveitosas e úteis para a minha qualificação no processo educacional, vindo acrescentar mais conhecimento, auxiliar na elaboração das aulas, aprimorando assim meu desempenho tecnológico visando a atender os objetivos da STE.
Durante estas semanas várias atividades foram propostas; cada qual com seu grau de dificuldade, gerando sempre um novo desafio.
Desafios que serviram para agradáveis momentos de interação entre colegas que, com paciência e companheirismo, nos víamos cada vez mais envolvidos em busca de soluções e aprimoramento.
Não só ganhei conhecimento, como também um pouco mais de flexibilidade, principalmente estreitando laços de amizades.

Carmen Regina

Sétima Semana

Atividades de 11 a 17/08/08

Atividade 01:

Acesse os sites abaixo:
http://www.rived.mec.gov.br/ //
http://www.dominiopublico.gov.br http://www.escolabrasil.org.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

Conhecendo e Aprendendo
Analisando os sites sugeridos, como usuária dos mesmos não consegui encontrar pontos negativos.
No site
http://www.dominiopublico.gov.br oferece um riquíssimo acervo colaborando com a educação no incentivo ao aprendizado.
Quanto ao
www.escolabrasil.org.br tem um, grande poder de transmissão de informações, gerando conhecimento, influenciando a oralidade divulgando cultura.
Em se tratando do
http://www.rived.mec.gov.br/ é um ambiente de aprendizagem enriquecedora que facilita o trabalho pedagógico do educador. Com ele os alunos podem acessar todas as disciplinas do ensino fundamental e médio e interagir com lições e outras ferramentas.
Por último e não menos importante temos o
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ é maravilhoso, porém, agora que estou começando a explorá-lo. Estou encantada com tantos recursos oferecidos a nós educadores.

Atividade 02
Textos para reflexões:

Vídeos:

Fórum de discussão “Desafios e Perigos na Rede”
Sabemos que é inegável a grande contribuição do avanço tecnológico, mas precisamente da internet, na educação para aprendizagem. Faz-se necessário a filtragem por parte dos pais, educadores e responsáveis juntamente com os jovens de tudo que lhes interessa, porém que possa lhes trazer conhecimento, lazer e uma comunicação saudável. Pois é sabido que a rede tem implicações tanto positivas quanto negativas na sua formação, sendo um aspecto que deve preocupar pais e educadores.Os jovens têm um grande domínio da tecnologia, mas sem preocupação com o conhecimento do perigo que a mesma lhe oferece.

Quinta e Sexta Semana

5ª Semana
Depois de ouvir a música de Erasmo Carlos e relembrar dos bons tempos das mal traçadas linhas,só alegria....
UTILIZANDO OS RECURSOS DO WRITER

Atividade 1:
Reflita e Responda

A carta

Na escola temos sérios problemas no confronto da norma culta com a linguagem usada pelos jovens internautas, porque por muito tempo a forma mais rápida de comunicação foi a correspondência. Tempos atrás esperar uma carta era como ter notícias de pessoas queridas e até mesmo de um amor sonhado. Não nos interessava a frase no final. “Desculpe os erros, mas o conteúdo escrito e sentido”.
Atualmente já não importa a comunicação por carta e sim pela internet com os mesmos erros e resumidamente através das abreviaturas parecendo mais códigos em formas de letras soltas. Isso podemos dizer que são comunicações livres e informais, para eles o que valem é o fazer entender através da mensagem sem muito pensar e analisar a língua formal.
A escola esta cumprindo seu papel, além de aproveitar a linguagem e o conhecimento que o aluno traz consigo, dá-lhe as informações sobre a importância da aquisição da linguagem culta, bem como os meios tecnológicos modernos para pesquisá-la e aperfeiçoá-la.
A escrita utilizada na escola não está totalmente de acordo coma as expectativas dos jovens e adolescentes. O papel da escola e fazer uma diferenciação entre estes dois universos lingüísticos, uma vez que temos que respeitar a linguagem utilizada no mundo tecnológico e ao mesmo tempo mostrar ao aluno que são linguagens distintas e uma não substitui a outra.
Carmen Regina Paderes Mignoli Barbai


6ª Semana

Atividade 1:

Quando realizamos atividades usando a tecnologia, estamos abrindo possibilidades de leitura de outras mídias as quais tem o poder maior de interação com os alunos. Portanto, não somente são mais atrativas e prazerosas, mas também desenvolvem habilidades e competências que as ferramentas tradicionais não faz.


Atividade 2:

Discussão no Fórum sobre idéias para utilização do Editor de Texto em Sala de Aula.

Postagem do Fórum

LINUX Um Novo Conhecimento
Ainda que seja uma novidade para mim, gostei muito de trabalhar nele . Antes não tinha conhecimento e sabia da existência, mas por usar sempre o WORD não me atentei ao fato de pelo menos por curiosidade vê-lo.Como a necessidade faz a oportunidade aqui estou, e os alunos tiveram as mesmas reações, perplexidade e admiração de antemão e depois curiosidade e disposição para o conhecimento.E agora e ler , estudar e praticar.

Quarta Semana

Atividades de 07 de julho a 13 de julho

Atividade 1


a) Leitura desenvolvida utilizando o Windows:Área de Trabalho e Windows Explorer (Windows)Abri o Windows Explorer e desenvolvi os comandos citados no texto.



b) Leitura a ser desenvolvida utilizando o Linux:Área de Trabalho e Konqueror (Linux)
Abri o Konqueror e desenvolvi os comandos citados no texto.


As leituras dos textos foram realizadas junto ao exercício prático dos comandos.

Atividade 2

Pesquisa sobre o conceito de portfolio com acento e sem acento

Realizada através do site de busca http://www.google.com.br/


Atividade 3

Conclusões da definição sobre a pesquisa de portifólio

Fórum de discussão:

Após muitas pesquisas e leituras conclui que não existe diferença, em acentuar ou não PORTFOLIO, quanto ao seu significado.

Algumas definições:


Objeto que contém a essência de suas produções e trabalhos de um profissional.
É um diário de aprendizagem onde registramos constantemente uma seleção de amostra de nossos trabalhos.
Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e habilidades
Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno.



Portfólio:

No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio): pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.


No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.

Tipos (e-portfólio) De aprendizagem: apresenta os documentos mais importantes e que evideciam a evolução da aprendizagem do aluno.


De evolução: Tem a característica de apresentar a evolução, o somativo significativo do processo de ensino do aluno

De apresentação: Serve como uma coleção de dados mais importantes sobre seu trabalho para apresentar para amigos, parentes, colegas profissionais etc.


Profissional: Tem como característica o depósito de produções profissionais de toda a vida. Serve para demonstrar qualidades, currículo, experiências e realizações.

Finanças: uma coleção dos investimentos prendidos por uma instituição ou um indivíduo confidencial.


Gerência e Marketing: é uma coleção dos produtos, dos projetos, dos serviços, ou dos tipos que são oferecidos para a venda por uma companhia

Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal


O endereço que define o portfólio usado na STE: http:// agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

Ao término da pesquisa cheguei a conclusão que assim como nossa história de vida deve ser registrada, os trabalhos realizados na STE também poderão ser usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem. Os conhecimentos são registrados, enfatizando a finalidade, as competências e práticas adquiridas no processo de ensino.

Terceira Semana

Atividades de 30 de junho a 06 de julho


Atividade 1

Atividade realizada com sucesso, pois trabalhamos em grupo. Houve interação na elaboração da mesma.
Organizamos com professores do período matutino da Escola Aracilda, fizemos uma tabela utilizando o próprio WORD, onde informamos o levantamento de dados com base nas aulas ministradas no 1º bimestre na STE do período matutino da Escola Aracilda.
Na tabela consta:
Professores que utilizaram a STE
Disciplinas
Os recursos utilizados
Produção dos alunos
Sites visitados
COMPONENTES DO GRUPO
1. Ana Clayre Rodrigues Martins
2. Carmen Regina Paderes Mignoli Barbai
3. Cilma Barbosa
4. Ireisa Rossi
5. Guilherma Rodrigues
6. Luciana C. F. Souza
7. Magni Jorge Barrientos Xavier
8. Suzely Nunes Amaral

Atividade 2

Elaboramos o texto no WORD onde comparamos os dados relatados na tabela, trocamos idéias sobre o uso das tecnologias na educação e sugestões para a utilização da STE.
Atividade enviada pelo coordenador do grupo.