terça-feira, 30 de junho de 2009

Química

O que é QUÍMICA ORGÂNICA?


Se você acha que química orgânica é um monstro de sete cabeças, agora, olhando por um novo ângulo, verá como vai ficar mais fácil compreendê-la.
A química orgânica exerce grande participação no nosso cotidiano. Grande parte dos compostos produzidos em nosso corpo são orgânicos por exemplo a uréia e a glicose. Não apenas em nós, como também em todos os seres vivos, sejam eles vegetais ou animais.
Também a encontramos como combustível, na produção de tinta e sabões, até mesmo na criação de um novo composto que pode ser usado para salvar vidas.
Vários produtos essenciais para a vida são orgânicos, por isso existem tantos diferentes compostos.
Além do ar que respiramos (O2) e da água que constitui 80% do nosso corpo, há um átomo que é fundamental: o Carbono. E é dos compostos desse elemento que a química orgânica vai tratar.


Pesquisa realizada com a turma do 3º Ano do Ensino Médio com orientação da professora Alessandra Amaral.
Utilizaram o site: http://www.geocities.com/organicabr/
Os alunos conheceram algumas curiosidades em química orgânica para ser utilizado na Feira de Conhecimentos.













O lixo urbano

Para saber como se da a coleta e o destino do lixo nas áreas urbanas e identificar as soluções para os problemas a Professora Sandra/Geografia com a turma do 1º Ano do Ensino Médio realizaram uma pesquisa nos sites abaixo:

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Polígonos

Turma do 8º Ano C com a professora Cleniuza explorando a internet através do site de busca http://www.google.com.br/

Relevo

Estudantes do 6º Ano A com a orientação da professora Sandra na disciplina de GEOGRAFIA pesquisaram nos sites abaixo para conhecerem as principais formas de relevo.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Inglês

Os alunos do 9º Ano A,B e C e 2º Ano do Ensino Médio estiveram na STE para trabalhar Verbos através do site http://www.inglesonline.com.br/ foi uma aula interessante com muita concentração da turma .










Clic na imagem e resolva os exercícios

Com a turma do 6º Ano C utilizaram o site
para fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, agora de uma maneira lúdica.




















Inglês

Professora Fatima Tassi com a turma do 8º Ano C explorando jogos para melhor fixação dos conteúdos já trabalhados em sala de aula.
Utilizaram o site:






terça-feira, 23 de junho de 2009

Matemática

Professor Leonardo com alunos do 3º Ano do Ensino Médio em grupos na Ste pesquisaram os conteúdos trabalhados em sala de aula para montagem de uma apostila que servirá como subisídio no bimestre. Os alunos utilizam símbolos e nomenclatura da linguagem matemática articulando, interpretando símbolos/códigos em diferentes representações, consultando , analisando, expressando com clareza através da elaboração de textos, desenhos e formulação de situações problema envolvendo cálculos, reconhecendo a importância da Matemática em sua vida.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Meio Ambiente

Os alunos do 4º Ano A com a professora Gilda na STE assistindo vídeos para conscientização da Preservação do Meio Ambiente.


domingo, 14 de junho de 2009

CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA

Campo Grande – MS, dias 01, 02 e 03 de junho de 2009.
Profª Gilvania Ramos Rossi

Tema: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Divulgação do Livro: “Gotas do Saber”
Objetivos: Refletir sobre as práticas pedagógicas em relação a Educação Ambiental. Compreender para contextualizar. Refomar pensamento para ensinar.

Palestrante: profª Mestre em Biologia: Prof. Suzete Rosama de Castro Wiziack
Resumo: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.
"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação."
"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Art. 1º da Lei nº 9.795 de abril de 1999
"Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.
Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

Algumas fotos do curso:

sábado, 6 de junho de 2009

Explorando a Tabela Periódica.

Para compreenderem a importância da Tabela Periódica no avanço da Ciência ao longo do tempo o Professor Magni com as turmas dos 9º Anos explorou-a utilizando um CD ROM. Em seguida pesquisaram através do site de busca http://www.google.com.br/assunto sobre o conteúdo.


Para lembrar:

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Conselho de Classse Participativo - 1º Bimestre

Turmas: 8º, 9º e Ensino Médio realizado em 03 e 04/06/2009 com a participação de pais, alunos, professores, direção e coordenação e coordenação pedagógica nas professores, direção e coordenação pedagógica nas duas primeiras aulas .



1º momento: pais foram recepcionados por funcionários e coordenação pedagógica.

2º momento: pais de posse do boletim escolar do bimestre foram conduzidos ao auditório da unidade escolar

3º momento: em seguida os professores com seus alunos foram conduzidos ao auditório.

4º momento: a diretora Maria Aparecida Eufrásia da Silva faz abertura da reunião com mensagens de boas vindas e agradecimento aos pais e alunos para esse ano de 2009. Abordou assuntos de grande relevância, tais como: doação de uniformes/SED/2009 e Kit escolar para o ano de 2010, Livro Didático, merenda escolar , proibição de objetos sonoros e algumas normas da unidade e combinados com os alunos.



5º momento: coordenação pedagógica fala sobre os critérios de avaliação definidos com os professores na semana pedagógica no inicio do ano letivo em consonância com a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar. Ainda, pede a parceira dos pais no sentido de assistir seus filhos quanto a organização do material escolar conforme o horário semanal, atividades escolares não presenciais, focando assim a importante participação para um processo transformador de aprendizagem e valorização.


6º momento: encerrramento com um momento de reflexão (oração) pela brilhante potura dos alunos e posterior atendimento dos professores aos pais. Após, professores e alunos retornaram as salas de aulas.
Foi um Sucesso!!!! Parabéns a todos!!!!!

Função do Primeiro Grau

Para aplicar o conceito de função de 1º grau na resolução de problemas a Profª de Matemática Maria Aparecida explicou o conteúdo e em seguida pesquisaram e resolveram atividades que foram avaliadas.
Atividades retiradas do link abaixo:


terça-feira, 2 de junho de 2009

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Recebemos a visita das Técnicas da SED: Alvara, Vanessa e Lisandra, em 02/06 que deram suporte Técnico /Pedagógico ao trabalho desenvolvido pela Escola.