quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TICS

Educadores da Rede Estadual e Municipal participam de curso de tecnologia


Os professores da educação básica das redes estadual e municipal de Paranaíba participaram do módulo I do curso de tecnologia na educação: Ensinando e aprendendo com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), nos dias 14 e 15 de setembro, na Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa.
O curso, oferecido pelo Governo Federal em conjunto com o Governo Estadual, funcionou nos três turnos do dia.
O MEC (Ministério da Educação) oferece o curso a distância, por meio da internet, utilizando a plataforma digital e-proinfo. Já o Governo Estadual disponibilizou a professora formadora Neuraci Vasconcelos Reginaldo, do NTETL(Núcleo de Tecnologia Educacional de Três Lagoas-MS).

O objetivo principal da Unidade 1: Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola é oferecer um espaço de reflexão que permita reconhecer o papel da escola e a importância da sua postura na sociedade da tecnologia e do conhecimento.

Esta Unidade está organizada em oito atividades:
1. Quem sou como professor e aprendiz
2. Reflita e registre sobre a identidade do professor ;
3. Educação e Tecnologia ;
4. Tecnologias Existentes na Escola;
5. Fichamento;
6.O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica;
7.Trabalho por projeto;
8. Analise do trabalho por projetos;Você irá desenvolver, progressivamente, suas próprias idéias sobre novas formas de ensinar e aprender.

Autor: Jornal Tribuna Livre OnlineData: 17/09/2009

domingo, 6 de setembro de 2009

187 Anos de Independência

assinaturas personalizadas


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole: Lisboa.Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

O Hino da Independência do Brasil foi criado logo após o 7 de setembro.A letra do hino é de Evaristo da Veiga e a música de D. Pedro I.













Teste seu conhecimento: http://iguinho.ig.com.br/teste-independencia.html

Comemorando a Independência com a mão na massa...