terça-feira, 31 de agosto de 2010

4º Joere

Paranaíba é um dos pólos do 4º Joere (Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino) que teve sua abertura oficial ontem, às 10h, na quadra da Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa. No pólo, Paranaíba e Cassilândia participam de cinco modalidades esportivas: dama, futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Cinco escolas estaduais de Paranaíba estão participando da competição, que termina quinta-feira (2): Aracilda Cícero Corrêa da Costa, Ermírio Leal Garcia, Gustavo Rodrigues da Silva, José Garcia Leal e Manoel Garcia Leal. Cassilândia é representada pela Escola Estadual São José.

Diretores e professores participaram da abertura. Quem também prestigiou o evento foi o prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), a secretária municipal de Educação Cultura, Desporto e Lazer, Jane Paula da Silva Colombo, e a vereadora Maria Eugênia Alves de Assis. Eliana de Matos Carvalho, coordenadora do Comitê da Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Educação, também participou da abertura dos jogos em Paranaíba.

A notícia completa você encontra na edição de hoje do jornal Tribuna Livre.


Autor: Jornal Tribuna Livre Online
Data: 01/09/2010 / Daniel Castro



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ImageChef Custom Images



Vista aérea do Horto Florestal da cidade de Campo Grande.

Cidade de Campo Grande capital do estado do Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste do Brasil.


Vista Aérea da cidade de Campo Grande capital do estado do Mato Grosso do Sul.
Vista noturna da cidade de Campo Grande capital do estado do Mato Grosso do Sul.




Campo Grande, graças ao solo avermelhado e ao clima tropical, capital do Mato Grosso do Sul, é carinhosamente chamada de "Cidade Morena", possui uma boa estrutura, com ampla rede hoteleira, bons restaurantes com variadas comidas típicas, sendo o peixe principal prato regional ou o típico churrasco. A noite oferece teatros, boates, restaurantes e lanchonetes com música regional. Campo Grande é um pólo de desenvolvimento econômico, razão pela qual muitos migrantes fizeram desta cidade seu lar, numa mistura de raças e costumes poucas vezes vistas com tamanha intensidade.

Os primeiros dados sobre a região datam de 1870, durante a guerra da Tríplice Aliança, moradores do Triângulo Mineiro, tiveram noticia da existia terras férteis na localidade chamada de Campo de Vacarias. No dia 21 de junho de 1872, acampou nas terras da Serra de Maracajú, na confluência dos córregos Prosa e Segredo – hoje Horto Florestal, José Antonio Pereira; José Neponuceno já possuía um rancho à beira do trilheiro, por onde boiadeiros passavam para ir até o Município de Nioaque (ao Sul) e Camapuã (ao Norte). No final do ano de 1877 é concluída a construção da primeira igrejinha rústica de pau-a-pique com telhas de barro. O governo estadual assina a resolução de emancipação da vila, elevando-a a município de Campo Grande em 26 de agosto de 1899.

A construção da estrada de ferro em1914 trouxe grande desenvolvimento para Campo Grande e para o Estado de Mato Grosso, ligando as duas bacias fluviais: Paraná e Paraguai e aos países vizinhos: a Bolívia (através do Porto Esperança) e o Paraguai (através de Ponta Porã). A transferência, em 1921, do Comando da Circunscrição Militar, até então sediado em Corumbá, e a construção que essa transferência ensejou, dos quartéis e outros estabelecimento militares, na cidade, foi outra iniciativa que contribuiu para o desenvolvimento de Campo Grande. Durante a revolução de 1932 Campo Grande se uni a São Paulo e declara aqui um Estado independente, tendo como capital Campo Grande. Escolheu-se como governador o renomado médico Vespasiano Martins, instalando-se o palácio do governo no prédio da Maçonaria.

Fonte: http://www.mochileiro.tur.br/campo-grande.htm

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Notícia

SED divulga orientações para minimizar os danos causados pela baixa umidade do ar

Com objetivo de minimizar os danos causados à saúde dos alunos em decorrência da baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação divulga orientações para as escolas:

- Evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol nos horários entre 10 e 17 horas, principalmente no período vespertino, entre 14 e 16 horas, quando a umidade do ar fica mais baixa;

- Instruir os alunos sobre a importância de ingerir bastante líquido para não ter problemas de desidratação;

- Realizar, durante esse período, aulas de Educação Física e treinamentos em lugares protegidos do sol, aplicando conteúdos que não exijam esforço físico, de preferência jogos de damas, xadrez, tênis de mesa e jogos de salão;

- Trabalhar, teoricamente, assuntos relativos aos problemas causados pela baixa umidade do ar, de forma integrada com as disciplinas de Ciências e Geografia.

24/8/2010

Ciências

Devido a baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul, nosso estado, a professora Maria José com os alunos do 6º Ano A na aula de Ciências trabalharam na Ste com pesquisas para que eles :


  • Conheçam as principais doenças provocadas pela baixa umidade do ar,


  • Identifiquem os sintomas


  • Conscientizem -se sobre alguns meios para evitar doenças.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Capacitação

Secretaria de Educação do Estado capacita profissionais de Paranaíba

Durante esta semana , os profissionais que trabalham nas secretarias das escolas estaduais de Paranaíba participam de uma capacitação no uso de um novo sistema: SPI (Sistema de Protocolo Integrado).

Cleici Lopes, Rosa Maria e Edna Fátima são as três técnicas responsáveis pelo curso em Paranaíba. Cleci Lopes explicou que a capacitação é exclusiva para o setor administrativo das secretarias das escolas estaduais. O trabalho, segundo ela, é desenvolvido desde 2007, quando o sistema foi oficializado pela Secretaria de Administração. “É um Sistema de Protocolo do Estado integrado para todos os órgãos do Governo, que tem um diferencial grande, porque os servidores passam a fazer os documentos pelo sistema e localizam o processo com agilidade, sabendo onde e com quem está. Vai ficar muito melhor o arquivamento”, contou.
Os servidores receberam uma palestra explicativa sobre o SPI e logo após explicações de uso do novo sistema, foi liberado um login e uma senha individual para cada profissional.
Cleci ainda disse que este sistema é utilizado nas secretarias das escolas para o repasse de informações administrativas e pedagógicas.


Fonte:Jornal Tribuna Livre Online
Data: 21/08/2010

Talita Matsushita


Momentos da Capacitação






























































quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Português

Alunos do 6º Ano A pesquisando na internet através do site de busca
http://www.google.com.br/ a história de Mato Grosso de Sul como pretexto para escreverem um poema para o projeto Arte Literária "Orgulho de ser sul-mato-grossense"



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lançamento do Guia para o uso Responsável da Internet

O Jornal Nacional falou sobre o Lançamento do Guia e você pode conferir no vídeo abaixo.



Por este motivo que o Guia para o uso responsável da internet deve ser baixado. Ele é gratuito e pode ser visto nos links abaixo. Basta na clicar nas imagens abaixo que encontrará. Tem nas versões:

PROFESSORES

PAIS

CRIANÇAS

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TV Escola

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.

ASSISTA À TV ESCOLA NA INTERNET, AO VIVO, 24 HORAS NO AR: http://tvescola.mec.gov.br/

Marlucia Salim Pelisao
Diretora
Núcleo Tecnologias Educacionais/TL

Neuraci Vasconcelos
professora multiplicadora
NTE - Três Lagoas (MS)

Mural STE





segunda-feira, 2 de agosto de 2010

LPI

Turma do 1º Ano de Ensino Técnico na STE aprendendo a construir links em HTML.

Mensagem

Maravilhosa !!!!

Mensagem que recebemos de:

Marlucia Salim PelisãoDiretora NTE/Três Lagoas