domingo, 14 de dezembro de 2008
Para o trabalho sobre a Consciência Negra, fizemos umas atividades com nossos alunos que gostariamos de compartilhar com vocês. O fato é que, mesmo achando que este assunto tem suas controvérsias, o tema é de extrema importância para a evolução do nosso país. Também gostaria de relatar essas atividades por considerar que através desse trabalho conseguimos saber a opinião de todos os alunos sobre o preconceito racial.
Primeiramente trabalhamos na STE a leitura do texto "Menina Bonita do Laço de Fita" da autora Ana Maria Machado, elaborado em Power Point .
Era uma menina linda. A pele era escura e lustrosa, que nem pêlo da pantera quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela. Um dos maiores sucesso da autora.
A aula foi muito rica, e percebemos que a cada atividade diferenciada que fazemos com a turma na STE, ficam à vontade, achando que aquilo não parece aula. Para as crianças tudo o que envolve o diferente, não é aula. Quando começam a ficar mais entrosados com as atividades é possível perceber através da expressão dos seus rostinhos, a satisfação em estar participando de tal atividade.
Nessas atividades conseguimos uma leitura e interpretação prazerosa, através do PPS.
Gostamos muito de realizarmos essas atividades principalmente por conseguir o interesse dos alunos.
Em seguida foi feita a leitura e interpretação do texto em sala de aula.
Aulas ministradas pelas professoras Ana Maria , Carmen Regina , Guilherma, Marina e Selma.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Inglês
Assim como existem também as datas cívicas para lembrar momentos importantes da história do Brasil foram a procura através do site de busca Google das datas no exterior. Depois de pesquisarem fizeram dramatizações representando essas datas.
Algumas imgens das apresentações:
domingo, 30 de novembro de 2008
O Curta Mostra O Mundo Do Terror De Uma Maneira Hilária “A Lasanha Assassina” é uma sátira cheia de citações ao Cinema de Horror. A história é apresentada por ninguém menos que Zé do Caixão, em sua versão desenho animado.
Com base no curta, os alunos do 6º ano I, II e III criaram uma narrativa ficcional na qual deram vida a um objeto qualquer: material escolar, brinquedos velhos, computador, roupas, celular ou bicicleta.
Os alunos usaram a imaginação e o texto final foi editado no Word. Alguns dos textos produzidos:
Trabalho realizado pela professora Cilma na disciplina de Língua Portuguesa
sábado, 29 de novembro de 2008
Quadro Cronológico
O trabalho foi realizado individualmente, mas os que tinham um conhecimento maior sobre montagem de slides auxiliaram os que tinham dificuldade.
Nos dias 24/10 e 03/11 foram cada aluno apontou os episódios mais importantes de suas vidas. O trabalho não foi concluído por todos, alguns não fizeram.
Profissões
Para suprir essa falta de conhecimento sobre as profissões, o professor de Educação Física “Carlos” levou seus alunos pra assistirem um DVD sobre diversas carreiras e orientações sobre a remuneração de cada uma delas, além de explicações sobre sua aceitação no mercado de trabalho.
5º Feira de Ciências e Tecnologias
Os alunos do 8º ano 01, no dia 13 de outubro, fizeram relatórios sobre o que aconteu durante a Feira, sendo que os mesmos são para o projeto desenvolvido desde o início do ano, onde é relatado mensalmente o que acontece na escola, e para isso utilizaram o editor de texto Word.
Meus alunos e eu presente na Feira
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
sábado, 6 de setembro de 2008
Nona Semana
Li vários textos e o escolhido foi :Depôs de ler vários textos o escolhido foi “Educar o Educador” de José Manuel Moran.
Aprender a Ensinar
Precisamos ser educador dentro de um contexto comunicacional. Dentro deste contexto vivenciamos um processo participativo de ensinar/aprender através da comunicação mais aberta, num processo dinâmico que possibilita todas as dimensões pessoais, utilizando as habilidades disponíveis do educador e do educando.
O “mosaico” sensorial-intelectual-emocional do aluno é organizado a partir dos eixos comuns como a liberdade, a cooperação, a integração pessoal, onde cada um de nós colabora com um pequeno espaço. Com autonomia e liberdade se educa para a autonomia e liberdade, onde o educando constitui-se cidadão, sujeito de suas ações.
Ensinar é comunicar-se como credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente é que, pela interação autêntica, contribua para o nosso avanço na compreensão do que existe. Se inspiramos credibilidade, numa atitude de interação, o ensino acontece de forma mais fácil e abrangente e estaremos contribuindo na transformação de pessoas livres e autônomas.
Atividade 2:
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Oitava Semana
Álbum pronto e compartilhado com o NTE e alguns amigos.
As atividades foram proveitosas e úteis para a minha qualificação no processo educacional, vindo acrescentar mais conhecimento, auxiliar na elaboração das aulas, aprimorando assim meu desempenho tecnológico visando a atender os objetivos da STE.
Durante estas semanas várias atividades foram propostas; cada qual com seu grau de dificuldade, gerando sempre um novo desafio.
Desafios que serviram para agradáveis momentos de interação entre colegas que, com paciência e companheirismo, nos víamos cada vez mais envolvidos em busca de soluções e aprimoramento.
Não só ganhei conhecimento, como também um pouco mais de flexibilidade, principalmente estreitando laços de amizades.
Carmen Regina
Sétima Semana
Atividade 01:
Acesse os sites abaixo:
http://www.rived.mec.gov.br/ //
http://www.dominiopublico.gov.br http://www.escolabrasil.org.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Analisando os sites sugeridos, como usuária dos mesmos não consegui encontrar pontos negativos.
No site http://www.dominiopublico.gov.br oferece um riquíssimo acervo colaborando com a educação no incentivo ao aprendizado.
Quanto ao www.escolabrasil.org.br tem um, grande poder de transmissão de informações, gerando conhecimento, influenciando a oralidade divulgando cultura.
Em se tratando do http://www.rived.mec.gov.br/ é um ambiente de aprendizagem enriquecedora que facilita o trabalho pedagógico do educador. Com ele os alunos podem acessar todas as disciplinas do ensino fundamental e médio e interagir com lições e outras ferramentas.
Por último e não menos importante temos o http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ é maravilhoso, porém, agora que estou começando a explorá-lo. Estou encantada com tantos recursos oferecidos a nós educadores.
Atividade 02
Quinta e Sexta Semana
UTILIZANDO OS RECURSOS DO WRITER
Atividade 1:
Atualmente já não importa a comunicação por carta e sim pela internet com os mesmos erros e resumidamente através das abreviaturas parecendo mais códigos em formas de letras soltas. Isso podemos dizer que são comunicações livres e informais, para eles o que valem é o fazer entender através da mensagem sem muito pensar e analisar a língua formal.
A escola esta cumprindo seu papel, além de aproveitar a linguagem e o conhecimento que o aluno traz consigo, dá-lhe as informações sobre a importância da aquisição da linguagem culta, bem como os meios tecnológicos modernos para pesquisá-la e aperfeiçoá-la.
A escrita utilizada na escola não está totalmente de acordo coma as expectativas dos jovens e adolescentes. O papel da escola e fazer uma diferenciação entre estes dois universos lingüísticos, uma vez que temos que respeitar a linguagem utilizada no mundo tecnológico e ao mesmo tempo mostrar ao aluno que são linguagens distintas e uma não substitui a outra.
Carmen Regina Paderes Mignoli Barbai
6ª Semana
Ainda que seja uma novidade para mim, gostei muito de trabalhar nele . Antes não tinha conhecimento e sabia da existência, mas por usar sempre o WORD não me atentei ao fato de pelo menos por curiosidade vê-lo.Como a necessidade faz a oportunidade aqui estou, e os alunos tiveram as mesmas reações, perplexidade e admiração de antemão e depois curiosidade e disposição para o conhecimento.E agora e ler , estudar e praticar.
Quarta Semana
Atividade 1
a) Leitura desenvolvida utilizando o Windows:Área de Trabalho e Windows Explorer (Windows)Abri o Windows Explorer e desenvolvi os comandos citados no texto.
b) Leitura a ser desenvolvida utilizando o Linux:Área de Trabalho e Konqueror (Linux)
Abri o Konqueror e desenvolvi os comandos citados no texto.
As leituras dos textos foram realizadas junto ao exercício prático dos comandos.
Atividade 2
Pesquisa sobre o conceito de portfolio com acento e sem acento
Atividade 3
Conclusões da definição sobre a pesquisa de portifólio
Fórum de discussão:
Após muitas pesquisas e leituras conclui que não existe diferença, em acentuar ou não PORTFOLIO, quanto ao seu significado.
Algumas definições:
Objeto que contém a essência de suas produções e trabalhos de um profissional.
É um diário de aprendizagem onde registramos constantemente uma seleção de amostra de nossos trabalhos.
Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e habilidades
Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno.
Portfólio:
No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio): pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.
Tipos (e-portfólio) De aprendizagem: apresenta os documentos mais importantes e que evideciam a evolução da aprendizagem do aluno.De evolução: Tem a característica de apresentar a evolução, o somativo significativo do processo de ensino do aluno
De apresentação: Serve como uma coleção de dados mais importantes sobre seu trabalho para apresentar para amigos, parentes, colegas profissionais etc.Profissional: Tem como característica o depósito de produções profissionais de toda a vida. Serve para demonstrar qualidades, currículo, experiências e realizações.
Finanças: uma coleção dos investimentos prendidos por uma instituição ou um indivíduo confidencial.Gerência e Marketing: é uma coleção dos produtos, dos projetos, dos serviços, ou dos tipos que são oferecidos para a venda por uma companhia
Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoalO endereço que define o portfólio usado na STE: http:// agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php
Ao término da pesquisa cheguei a conclusão que assim como nossa história de vida deve ser registrada, os trabalhos realizados na STE também poderão ser usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem. Os conhecimentos são registrados, enfatizando a finalidade, as competências e práticas adquiridas no processo de ensino.Terceira Semana
Atividade 1
Atividade realizada com sucesso, pois trabalhamos em grupo. Houve interação na elaboração da mesma.
Organizamos com professores do período matutino da Escola Aracilda, fizemos uma tabela utilizando o próprio WORD, onde informamos o levantamento de dados com base nas aulas ministradas no 1º bimestre na STE do período matutino da Escola Aracilda.
Na tabela consta:
Professores que utilizaram a STE
Disciplinas
Os recursos utilizados
Produção dos alunos
Sites visitados
COMPONENTES DO GRUPO
1. Ana Clayre Rodrigues Martins
2. Carmen Regina Paderes Mignoli Barbai
3. Cilma Barbosa
4. Ireisa Rossi
5. Guilherma Rodrigues
6. Luciana C. F. Souza
7. Magni Jorge Barrientos Xavier
8. Suzely Nunes Amaral
Atividade 2
Elaboramos o texto no WORD onde comparamos os dados relatados na tabela, trocamos idéias sobre o uso das tecnologias na educação e sugestões para a utilização da STE.
Atividade enviada pelo coordenador do grupo.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Segunda Semana
23/06 à 29/06/2008
Atividade 1
Fórum de discussão
Abaixo, os links dos cinco textos para leitura:
1. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA José Manuel Moran
2. EDUCAÇÃO AFETIVA OU CONTROLADORA? FOCO NO CONTEÚDO OU EM VALORES? José Manuel Moran
3. COMUNICAR-SE PARA CONHECER José Manuel Moran
4. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Maria Elisabette Brisola Brito Prado
5. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: INSTRUCIONISMO X CONSTRUCIONISMO José Armando Valente
Fiz as leituras dos textos acima e escolhi dois deles para discutir no Fórum.
Atividade muito proveitosa, textos interessantes, enfim concluída.
Atividade 2
Carta a um amigo
Vídeo motivador: Acesse "Do Sonho Aos Ares" ( Santos Dumont), disponível no endereço :
http://www.youtube.com/watch?v=yYB0PzZ85EA&feature=related
Depois de assistir ao filme "Do Sonho Aos Ares"escrevi a carta a uma amiga de outro municipio contendo as minhas reflexões sobre a visão de tecnologia na vida e na formação de professores e gestores escolares, baseando no vídeo .
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Primeira Semana
Atividade 1
Fácil porque já tenho e ai está ela:
Cadastro no forum e primeira postagem:
Apresentação pessoal e expectativas do curso
Carmen Regina Paderes Mignoli Barbai, trabalho na escola Aracilda Cícero Corrêa da Costa em Paranaíba, atuo na STE da mesma, e no magistério há mais de 20 anos.Prentendo com o desenvolvimento das atividades ampliar meu conhecimento para uma aprendizagem satisfatória mediante ao uso do recurso pedagógico inovador, ou seja a tecnologia.
Apostagem foi feita sem a leitura das orientações que tem no blogspot, lógico, coloquei a "APRESENTAÇÃO " no lugar errado. No dia posterior sobrou um tempinho, fui navegar pelo curso e encontrei as orientações em slides... Que vergonha!!! Vi que a postagem estava incorreta, e sanei o erro em tempo hábil.
Endereço enviado, fácil de realizar coisa rotineira.
Dessa vez li as orientações,não tive dificuldade em criá-lo, mas para configurar deixei para um momento mais tranquilo...
Moleza!!!!!!
Essa me preocupou por não ter afinidades com o sistema. Reunimo-nos entre 5 colegas , ligamos para diversos outros pedindo ajuda e nada, só após muita persistência concluímos, encontrando a maneira de fazer pesquisando no google.
Pasta criada e enviada. Que alíviooooooo!!!!!
Pasta criada e enviada.
Nenhuma emoção!!!!