terça-feira, 13 de outubro de 2009

Redação



Classes Sociais

Entende-se por classe social, um grupo de indivíduos que possuem status social, ou seja que exercem poder na sociedade e que são semelhantes entre si, principalmente no campo econômico.Coisa diversa ó casta social que caracteriza pelo fato de não existirem possibilidades de mudanças de status por questões hereditárias, isto significa que na casta social um indivíduo não pode mudar de classe social, exemplo se ele é escravo permanece escravo, se ele é senhor permanece senhor e tudo isto por laços de sangue.
Segundo Karl Marx "a história de todas as sociedades que existiram até hoje é a de luta de classes", que se dividiam em dois grupos, o grupo da classe dominante e o grupo da classe dominada. A classe dominante era composta pela nobreza e clero e a classe dominada era composta pelos camponeses. Com a revolução francesa houve uma mudança na sociedade onde as novas classes eram a burguesia e o proletariado.
A partir da Idade Contemporânea com o desenvolvimento capitalista industrial, as classes sociais se dividem em três grupos diferentes, que são classes baixas, médias e altas, considerando que a classe baixa são compostas por indivíduos que sofrem com problemas econômicos, a classe média, no entanto não é uma classe que vive de luxos, é uma classe que vive uma situação econômica confortável.
São poucos os indivíduos que compõem a classe média, já a classe baixa é a grande maioria.
Já na classe alta, na maioria dos indivíduos com uma situação financeira estabilizada, donos de indústrias, empresas, etc, vivem a mercê de gastos excessivos, levam uma vida de luxo e regalias.


Referências bibliográficas
Marx & Engels, Manifesto do partido comunista.

Aluna: Pâmela Karina Psibelsky da Silva de Oliveira

Nenhum comentário: