sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Quarta Semana

Atividades de 07 de julho a 13 de julho

Atividade 1


a) Leitura desenvolvida utilizando o Windows:Área de Trabalho e Windows Explorer (Windows)Abri o Windows Explorer e desenvolvi os comandos citados no texto.



b) Leitura a ser desenvolvida utilizando o Linux:Área de Trabalho e Konqueror (Linux)
Abri o Konqueror e desenvolvi os comandos citados no texto.


As leituras dos textos foram realizadas junto ao exercício prático dos comandos.

Atividade 2

Pesquisa sobre o conceito de portfolio com acento e sem acento

Realizada através do site de busca http://www.google.com.br/


Atividade 3

Conclusões da definição sobre a pesquisa de portifólio

Fórum de discussão:

Após muitas pesquisas e leituras conclui que não existe diferença, em acentuar ou não PORTFOLIO, quanto ao seu significado.

Algumas definições:


Objeto que contém a essência de suas produções e trabalhos de um profissional.
É um diário de aprendizagem onde registramos constantemente uma seleção de amostra de nossos trabalhos.
Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e habilidades
Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno.



Portfólio:

No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio): pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.


No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.

Tipos (e-portfólio) De aprendizagem: apresenta os documentos mais importantes e que evideciam a evolução da aprendizagem do aluno.


De evolução: Tem a característica de apresentar a evolução, o somativo significativo do processo de ensino do aluno

De apresentação: Serve como uma coleção de dados mais importantes sobre seu trabalho para apresentar para amigos, parentes, colegas profissionais etc.


Profissional: Tem como característica o depósito de produções profissionais de toda a vida. Serve para demonstrar qualidades, currículo, experiências e realizações.

Finanças: uma coleção dos investimentos prendidos por uma instituição ou um indivíduo confidencial.


Gerência e Marketing: é uma coleção dos produtos, dos projetos, dos serviços, ou dos tipos que são oferecidos para a venda por uma companhia

Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal


O endereço que define o portfólio usado na STE: http:// agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

Ao término da pesquisa cheguei a conclusão que assim como nossa história de vida deve ser registrada, os trabalhos realizados na STE também poderão ser usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem. Os conhecimentos são registrados, enfatizando a finalidade, as competências e práticas adquiridas no processo de ensino.

Nenhum comentário: