domingo, 17 de maio de 2009

Linguagem verbal e ñ verbal


Profª. Gilvania R. Rossi – Língua Portuguesa
Turma(s): 6º Ano A, 6º Ano B e 6º Ano C.

1 - Aula: Dia 07 de maio de 2009

2 - Tema: LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL

3 - Direcionamento: Proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a interação entre os “conteúdos curriculares” e as várias formas de se apreender tais matérias, uma delas, é o auxilio da rede, que favorece maior dinamismo e desperta o interesse do educando. A princípio foi selecionado o site de busca http://www.google.com.br/ para uma breve navegação em outros sites que tratam do assunto “LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL”. Após as pesquisas, os alunos, com auxilio do editor de texto “Word”, fizeram uma seleção dos dados, imagens e informações, dando início ao resumo sobre tema.

4 - Objetivos: Pesquisar informações; Analisar conteúdos (leituras); Selecionar e resumir os assuntos; Digitar e formatar os textos.

5 - Pontos Positivos: Os alunos adoram as pesquisas feitas pela internet e mostraram muito interesse na aula.

Pontos Negativos: Muitos alunos e poucos computadores, o que não proporcionou um espaço adequado para todos.

6 – Resumo:
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a nossa língua não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também dos gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade? Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

A linguagem pode ser não-verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!

Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não-verbal!

A linguagem pode ser ainda verbal e não-verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

Observe alguns exemplos:




Cartão vermelho – denúncia de falta grave no futebol.






Charge do autor Tacho – exemplo de linguagem verbal (óxente, pólo norte 2100) e não-verbal (imagem: sol, cactus, pinguim).



Placas de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”.




Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.




Imagem indicativa de “silêncio”.







Semáforo com sinal amarelo advertindo “atenção”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito deste exemplo, vou usá-lo com meus alunos do 6º ano aqui em Campo grande - MS. Eles adoram ir ao laboratório de informática!

Um abraço

Anônimo disse...

Adorei a explicação!
Beijos , Recife - PE.